"Foi de imensa relevância para a história da arte que tão grande autoridade [o Papa Gregório Magno] se tenha colocado a favor da pintura. Suas palavras seriam citadas à exaustão sempre que o uso das imagens nas igrejas fosse atacado. De todo modo, o tipo de arte então admitido era de um tipo restrito. Para que a sugestão de Gregório fosse plenamente atendida, a história tinha de ser contada com a maior clareza e simplicidade possíveis e tudo o que fosse capaz de distrair a atenção desse objetivo central e sagrado devia ser omitido. A princípio, os artistas continuaram lançando mão dos métodos narrativos desenvolvidos pela arte romana, mas pouco a pouco foram se concentrando cada vez mais no estritamente essencial. " (GOMBRICH, Ernst H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013. P. 105). Sabemos que a arte medieval favoreceu o uso de imagens religiosas com o intuito de reforçar nos fiéis os preceitos da fé cristã que eram propagados nos sermões e cultos por meio da oratória. O texto de Gombrich informa que havia uma preocupação com o uso das imagens associadas ao conteúdo religioso e que o Papa Gregório reforça que a mensagem fosse transmitida com simplicidade e clareza. Podemos concluir portanto que para a arte bizantina isso favoreceu o desenvolvimento (assinale a alternativa correta):
Respostas
Para a arte bizantina, a preocupação com as imagens religiosas e com a mensagem transmitida com simplicidade e clareza, favoreceram o desenvolvimento da redução dos volumes dos corpos e roupas e da criação de fundos lisos (dourados ou azuis).
Arte bizantina
A arte bizantina refere-se às expressões artísticas do Império Bizantino. Deve-se lembrar, no entanto, que essa tendência artística se estendeu além das fronteiras do império por influência política e religiosa.
A localização de Constantinopla permitiu que a arte bizantina absorvesse influências de Roma, Grécia e Oriente, e algumas das interconexões desses diferentes elementos culturais, formando um estilo cheio de técnica e cor no calor do momento.
A arte bizantina estava intimamente ligada à religião, subordinada a um poderoso clero e, além de sua função natural, tinha a função de organizar a arte, reduzindo assim o artista a um mero executor.
Alternativas:
a.
de gigantescos painéis em relevos que ficavam nas praças públicas.
b.
da redução dos volumes dos corpos e roupas e da criação de fundos lisos (dourados ou azuis).
c.
da riqueza dos elementos greco-romanas (como o claro e escuro) que continuaram sendo copiados.
d.
dos vitrais coloridos que ocupavam quase todas as paredes das catedrais.
e.
da reprodução de cópias de esculturas dos deuses greco-romanos dentro das basílicas.
Para mais informações sobre arte bizantina, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/3673647
#SPJ4
Resposta:
b) Da redução dos volumes dos corpos e roupas e da criação de fundos
lisos (dourados ou azuis).
Explicação:
A intenção é se afastar do modelo greco-romano de representação de deuses e temas pagãos. E com o passar do tempo as figuras foram assumindo uma postura mais rígida, pouca indicação de movimento e passaram a aparecer sobre fundo neutro geralmente azul ou dourado.