Respostas
Resposta:
Explicação:A Primeira República Francesa foi proclamada em 29 de setembro de 1792 e um novo calendário é criado marcando o ano I da República e o IV Ano da Liberdade. O rei é Luís XVI é levado à guilhotina em 21 de janeiro de 1793, atitude que inaugura uma série de guerras contra a França pelas nações europeias temerosas do exemplo revolucionário.
Nessa onda de "medo" é formada em 1793 a Primeira Coligação, integrada por Áustria, Prússia, Holanda, Espanha e Inglaterra contra a França. A presença da Inglaterra é justificada por disputas econômico-financeiras porque a França está iniciando o processo de industrialização sob liderança da burguesia.
Sob a guerra, as cidadãos assistiam a aumentos de preços e temiam ameaça contra-revolucionária. É o início da ameaça aos ideais da Revolução Francesa. Assim, em 12 de junho de 1793, liderados por Marat, Hébert e Roux, os sans-culottes cercam a Convenção e prendem os líderes girondinos, permitindo que o Partido Jacobino assuma a Revolução Francesa.
Os jacobinos promulgam a nova Constituição de 1793 e que tinham as características mais democráticas de todas, concedendo voto aos maiores de 21 anos, independente da situação econômica. A nova Constituição, contudo, não foi aplicada porque em outubro de 1793 foram suspensas as liberdades individuais para a organização de um tribunal revolucionário montado para julgar os inimigos da república.
Resposta:
A Primeira República Francesa foi proclamada no dia 21 de setembro de 1792, através da Convenção Nacional, como processo da Revolução Francesa. Ela se organiza entre grandes grupos burgueses, tendo como uma das figuras de destaque, Robespierre.
Explicação:
melho resposta pls