(Prefeitura de Macapá - AP/2018) Segundo Gilberto Freyre, o elemento que exerceu o papel preponderante na história social brasileira foi: (Ref. : 202013105803) Os movimentos nativistas de luta pela independência nacional, liderados pela burguesia nascente, em oposição à Coroa portuguesa. A família patriarcal em sua forma extensa, abrangendo senhores, escravos e agregados. As classes sociais em luta, à época colonial representadas pela aristocracia rural e pelos trabalhadores negros escravizados. O Estado patrimonialista português e suas ramificações no Brasil colonial. A Igreja Católica, sobretudo os jesuítas
Respostas
Ao considerarmos as ideias de Gilberto Freyre diante o elemento fundamental no papel preponderante na história social do Brasil, podemos entender que a alternativa B é a correta.
A Família Patriarcal Colonial
Durante o desenvolvimento do Brasil houveram diversas fases as quais a nação era um conjunto de proprietários de terras que comandavam as regiões a ferro e fogo, utilizando do nome de sua família em prol dos interesses.
Estas famílias obtinham a mão-de-obra através da escravidão e com isto incluindo os negros, de forma forçada, ao meio social burguês. Neste contexto, os negros sofriam muitas violências e abusos dos senhores do engenho.
Diante disto, podemos refletir que algumas propostas atuais em prol do interesses da classe negra do Brasil, como a política de cotas raciais, devem ser debatidas em contextos diversos.
Saiba mais sobre família patriarcal em: https://brainly.com.br/tarefa/2080216
#SPJ4
Resposta: A família patriarcal em sua forma extensa, abrangendo senhores, escravos e agregados.
Explicação: Gabarito Estácio