1 - Que áreas são anatomicamente afetadas na lesão da medula espinal? 2 - Porque é importante determinar a altura da lesão na medula espinal?
Respostas
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de lesão na medula espinhal, podemos afirmar:
1 - As áreas anatomicamente afetadas na lesão da medula espinhal são: cervicais, torácicas e lombossacrais.
2 - É importante determinar a altura da lesão na medula espinhal para que se possa constatar a gravidade da lesão.
Sobre lesão na medula espinhal
A medula espinhal, junto com o cérebro, forma o sistema nervoso central (SNC). Sua função é transmitir informações de todo o corpo ao cérebro e vice-versa e, ademais, responde ainda pelos atos reflexos. Ela fica localizada entre o pescoço e as costas, sendo protegida pela coluna vertebral.
A lesão na medula espinhal pode ser causada por impactos, como queda e colisão, por compressão, seja de ossos partidos, inchaço ou hematoma, e ainda por rupturas. Assim, com a lesão, podem ocorrer disfunções nervosas, cujos sintomas dependerão da área traumatizada. Em geral, há fraqueza e perda sensorial no local e abaixo dele, mas a intensidade dos sintomas dependerá da gravidade da lesão.
As principais lesões que podem ocorrer com o trauma na medula espinhal são:
- Lesões cervicais (pescoço) - Ocorre quando a lesão da medula encontra-se na área do pescoço e os sintomas atingem, principalmente, braços, pernas e a parte central do corpo;
- Lesões torácicas (tórax) - Nesse caso, a lesão ocorre na direção do tórax e os sintomas afetam, em especial, as pernas;
- Lesões lombossacrais (parte inferior das costas) - A lesão da medula ocorre parte inferior das costas. Os sintomas podem comprometer as pernas e ainda os músculos responsáveis pela bexiga e intestinos.
Saiba mais lesão na medula espinhal em: brainly.com.br/tarefa/52907471
#SPJ4