A propagação vegetativa ou assexual é de grande importância quando se deseja multiplicar um genótipo que é altamente heterozigoto e que apresenta características consideradas superiores, as quais se perdem quando propagadas por sementes. Cada planta, individualmente produzida por meio vegetativo, é na maioria das vezes geneticamente idêntica à planta-mãe, constituindo, assim, o motivo de sua aplicação. Entre os inúmeros meios de propagação vegetativa, os que mais interessam à ciência florestal são: mergulhia, enxertia, estaquia e cultura de tecidos ou micropropagação. Sobre os métodos de propagação vegetativa, analise as afirmações: I- A mergulhia é um método de propagação vegetativa pelo qual um ramo da planta é posto a enraizar quando ainda faz parte dela, não sendo apartado antes de completar o seu enraizamento. II- A enxertia é a operação que consiste em inserir partes de uma planta (gema ou garfo) em outra que lhe sirva de suporte, de modo que, soldados os seus tecidos, possam elas viver em comum. III- A micropropagação consiste em colocar sementes para germinar em sementeira, sendo posteriormente retiradas e colocadas em tubetes com um substrato especial, para completar seu desenvolvimento. IV- A estaquia consiste em destacar-se um ramo, folha ou pedaço de raiz da planta original, colocando-os em um meio adequado para que se forme um sistema radicular e/ou desenvolva a parte aérea. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta os métodos de propagação vegetativa:
Respostas
De acordo com as técnicas de propagação vegetativa (assexual), podemos concluir que a micropropagação está relacionada com a formação e propagação de clones, não usando sementes para realização dessa técnica.
- Alternativas Corretas: I, II e IV.
Propagação Vegetativa
I- A mergulhia é um método de propagação vegetativa pelo qual um ramo da planta é posto a enraizar quando ainda faz parte dela, não sendo apartado antes de completar o seu enraizamento.
- A mergulhia é uma técnica para o desenvolvimento de raízes que acontece através do posicionamento de um ramo da planta contra o solo. Com auxílio de materiais de cultivo, o ramo deve ser enterrado no solo, para que então possa ocorrer o desenvolvimento radicular.
II- A enxertia é a operação que consiste em inserir partes de uma planta (gema ou garfo) em outra que lhe sirva de suporte, de modo que, soldados os seus tecidos, possam elas viver em comum.
- Na técnica de enxertia uma planta se desenvolverá a partir da união do tecido vegetal oriundos de plantas de diferentes espécies.
III- A micropropagação consiste em colocar sementes para germinar em sementeira, sendo posteriormente retiradas e colocadas em tubetes com um substrato especial, para completar seu desenvolvimento.
- Falsa, micropropagação é a técnica de propagação de clones, para isto, utilizam-se ramos de plantas já desenvolvidas ou em estágio de desenvolvimento, não sendo necessário o uso de sementes.
IV- A estaquia consiste em destacar-se um ramo, folha ou pedaço de raiz da planta original, colocando-os em um meio adequado para que se forme um sistema radicular e/ou desenvolva a parte aérea.
- Estaquia usa de diversas partes de uma planta (caule, raiz e folhas) para promover o desenvolvimento radicular.
Para aprender mais sobre propagação vegetativa, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/24909384
#SPJ4