A semente pode ser definida como um óvulo maduro e fecundado. Muitas vezes, o termo semente é aplicado impropriamente para designar certos frutos secos monospérmicos. As sementes apresentam basicamente uma estrutura única que participa da disseminação, proteção e reprodução das espécies. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2018. Quanto às estruturas da semente, assinale a alternativa que apresenta a descrição correta de hilo. Escolha uma: a. É a célula germinativa que dará origem a nova planta. B. É o suporte do óvulo que o liga a placenta. C. É a folha ou cada uma das folhas que se forma no embrião. D. É um tipo de tecido derivado do nucelo que acumula reservas. E. É uma estrutura externa encontrada em todas as leguminosas, que marca o lugar onde a semente se separou da vagem
Respostas
O hilo corresponde a uma marca deixada na semente correspondente a porção pela qual a semente estava presa ao fruto, sendo uma estrutura facilmente observável em leguminosas, como por exemplo a marquinha branca observada no feijão. Alternativa E está correta.
Sobre a semente
A semente é uma estrutura de reprodução encontrada nas plantas chamadas de espermatófitas, grupo que corresponde às gimnospermas e as angiospermas juntas. A semente é uma estrutura extremamente importante na colonização de ambientes mais secos pelas plantas, pois representam uma maior independência da água para a reprodução.
A semente consiste da retenção do esporo feminino, ou seja, o esporo deixa de ser liberado no ambiente, permanecendo fixo à planta mãe. O esporo se desenvolverá em uma estrutura chamada óvulo que, após a fecundação pelo gameta masculino, irá formar a semente.
Você pode continuar estudando sobre a semente aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12031287
#SPJ4