• Matéria: Saúde
  • Autor: cristhian59
  • Perguntado 3 anos atrás

Esta disciplina abordará assuntos importantes para que você tenha subsídios para desenvolver a prática profissional. Dentre os temas presentes nesta disciplina está ‘Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica’. Neste sentido, proponho uma atividade baseada na Nota Técnica Nº 3/2020-DESF/SAPS/MS:

A Nota Técnica Nº 3/2020-DESF/SAPS/MS, discorre que com o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS), instituído pelo Programa Previne Brasil por meio da Portaria n° 2.979, de 12 de novembro de 2019, alguns instrumentos normativos foram revogados, dentre os quais as normativas que definem os parâmetros e custeio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e o seu não credenciamento. Dessa forma, a composição de equipes multiprofissionais deixa de estar vinculada às tipologias de equipes NASF-AB. Com essa desvinculação, o gestor municipal passa a ter autonomia para compor suas equipes multiprofissionais, definindo os profissionais, a carga horária e os arranjos de equipe. O gestor municipal pode então cadastrar esses profissionais diretamente nas equipes de Saúde da Família (eSF) ou equipes de Atenção Primária (eAP), ampliando sua composição mínima. Poderá, ainda, manter os profissionais cadastrados no Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) como equipe NASF-AB ou cadastrar os profissionais apenas no estabelecimento de atenção primária sem vinculação a nenhuma equipe.

1)Com base nesse contexto, quais princípios e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) são viabilizados pelo NASF-AB? Cite pelo menos dois e Justifique.

2)Qual a importância do NASF para a Atenção Básica?


hellen43266345635634: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,,..,.,.,.,.,

Respostas

respondido por: pabloraphaelpinheiro
0

Resposta:

Explicação:Para ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica. Orienta-se pelos princípios da uni- versalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

Perguntas similares