Achei graça e gozei com o seu entusiasmo pela candidatura Getúlio Vargas – João Pessoa. É. Mas veja como estamos. Trocados. Esse entusiasmo devia ser meu e sou eu que conservo o ceticismo que deveria ser de você. (. ). Eu. Eu contemplo numa torcida apenas simpática a candidatura Getúlio Vargas, que antes desejara tanto. Mas pra mim, presentemente, essa candidatura (única aceitável, está claro) fica manchada por essas pazes fragílimas de governistas mineiros, gaúchos, paraibanos (. ), com democráticos paulistas (que pararam de atacar o Bernardes) e oposicionistas cariocas e gaúchos. Tudo isso não me entristece. Continuo reconhecendo a existência de males necessários, porém me afasta do meu país e da candidatura Getúlio Vargas. Repito: única aceitável. (Mário [de Andrade] Renato Lemos. Bem traçadas linhas: a história do Brasil em cartas pessoais. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004, p. 305 (Enem - 2007) A carta é um gênero textual em que existe sempre um emissor (remetente) e um receptor (destinatário). No trecho acima, a carta escrita para Carlos revela um exemplo de: a. Carta pessoal b. Carta argumentativa c. Carta do leitor d. Carta comercial e. Carta aberta
Respostas
respondido por:
0
A carta escrita para Carlos revela um exemplo de carta pessoal, e por causa disso deve ser marcada a alternativa A.
O que é a carta pessoal?
Podemos dizer que a carta pessoal se caracteriza como um gênero textual que é utilizado com principal objetivo de estabelecer comunicação entre dois indivíduos que possuem intimidade. Uma de suas principais características é o fato de que há marcas de pessoalidade no texto escrito.
Esse tipo de carta é bastante diferente da carta formal, que por sua vez se caracteriza como uma carta que não apresenta intimidade entre os interlocutores, mas sim uma relação distante. Esse tipo de carta pode ser utilizada por razões profissionais ou comerciais.
Veja mais sobre tipos de cartas em:
brainly.com.br/tarefa/5238600
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás