Você decidiu em conjunto com alguns de seus parceiros comerciais intensificar a diversificação de seus investimentos empresariais e propôs uma sociedade para a implementação de uma franquia de fast-food em uma cidade de médio porte. Para o processo de tomada de decisão sobre qual o projeto seria mais interessante financeiramente, vocês decidiram realizar um estudo de viabilidade econômico-financeiro bastante detalhado com alguns indicadores financeiros que pudessem orientar todo o processo decisório.Para realização destes estudos foram utilizados como base 3 (três) principais indicadores: a taxa interna de retorno (TIR), o período de Payback e também o valor presente líquido (VPL). Os prazos limites para o retorno dos investimentos iriam variar de acordo com cada projeto de franquia e a taxa mínima de atratividade (TMA) determinada por você e seus sócios levaram em consideração o alto índice inflacionário do período e determinaram que o retorno mínimo esperado para o investimento era de no mínimo 20% ao ano. Os demais indicadores simulados podem ser analisados na tabela 01.
Respostas
Resposta:A importância de estudar a viabilidade econômico-financeira antes que um projeto seja iniciado é de extrema relevância para que o sucesso da atividade seja alcançado. Com isso, é válido ressaltar que essa análise tem o objetivo de verificar por meio de diversas técnicas o quão executável é esse projeto e quais os possíveis resultados que serão proporcionados. Diante disso, ao analisar o projeto e seus respectivos indicadores financeiros, o projeto com maior viabilidade econômica-financeira é o Projeto franquia B. Para justificar esse resultado é importante destacar que o se o período de payback for menor ou igual ao período máximo aceitável para
retorno do investimento, a decisão é aceitar o projeto. Além disso, o VPL da Franquia B tem o maior valor se comparado aos outros, nesse sentido, segundo especialistas, caso o VPL for maior que $ 0 deve-se aceitar o projeto. Outro dado importante é que se VPL apresentar um resultado maior que $ 0, significa que o retorno que a empresa obterá será maior do que o seu custo de capital ao resultar no aumento de valor da empresa e de seus proprietários e investidores. Portanto, o gestor da empresa deve priorizar projetos que apresentem um maior VPL como critério de decisão. Outro dado que expõe o Projeto franquia B como melhor opção é a TIR de 21% em relação a TMA de 20%. Desse modo, segundo especialistas caso a TIR for maior que a TMA deve-se aceitar o projeto.
Explicação passo a passo: