• Matéria: História
  • Autor: juliapeixoto6745
  • Perguntado 2 anos atrás

Trecho do discurso de posse do marechal humberto castelo branco, em 1964 "defenderei e cumprirei com honra e lealdade a constituição do brasil. Cumprirei e defenderei com determinação, pois serei escravo das leis do país e permanecerei em vigília para que todos as observem com exação e zelo. Meu governo será o das leis, das tradições e princípios morais e políticos que refletem a alma brasileira, o que vale dizer que será um governo firmemente voltado para o futuro, tanto é certo que um constante sentimento progresso e aperfeiçoamento constitui a marca e, também, o sentido da nossa história política e social. Nem exagero ao dizer que nessa caminhada para o futuro, deveremos nos empenhar com paixão de uma cruzada, para a qual é preciso convocar todos brasileiros. " bonfim, joão bosco bezerra. Palavra de presidente: os discursos presidenciais da posse, de deodoro e lula. P. 270. O discurso do marechal castelo branco demonstra o/a a compromisso com a manutenção da democracia no brasil. B exaltação do autoritarismo e a defesa explícita do regime ditatorial. C preocupação do regime militar em construir um ideal de legalidade. D respeito aos direitos civis e a preocupação em acabar com a desigualdade social. E continuidade com o projeto político de jango, apesar da ruptura com as reformas de base

Respostas

respondido por: vitomanoeli
0

No que podemos ver nos dois discursos, tanto Castelo Branco quanto Médici buscam a legalidade do regime militar como algo ideal ao povo brasileiro (alternativa C).

Regime militar brasileiro, constituições ditatoriais

Embora houvessem constituições, elas justificavam o governo do regime militar da época, não sendo mais do que a manutenção do militarismo autoritário. "Serei escravo das leis do país" faz pleno sentido ao ditador que só é beneficiado por esta lei.

Tanto nesta lógica, ele diz "permanecerei em vigília para que todos a observem" com a lógica autoritária de que todos são obrigados a seguir estas leis, como um ideal de legitimidade.

Complemento sobre o regime militar: https://brainly.com.br/tarefa/221450

#SPJ4

Perguntas similares