Um certo gene a impede a expressão do gene b localizado no mesmo cromossomo. Essa influência de um gene sobre o outro afeta o fenótipo observado, pois eles dois juntos são responsáveis pela determinação de uma única característica. Esse fenômeno é conhecido como interação gênica
Respostas
Podemos classificar como o gene A como Epistático e o gene B como Hipostático.
A epistasia é uma situação em que um gene influencia a ação de outro, inibindo-a. O gene que inibe é chamado de gene epistático, e o inibido é chamado de hipostático.
Como ocorre a Epistasia?
A epistasia pode ser definida como um processo em que um gene mascara ou interrompe a ação de outro gene não alelo. Isso quer dizer que um gene terá ação inibitória sobre outro gene, sendo um caso, portanto, de interação gênica.
O gene que exerce a ação inibitória é chamado de gene epistático, e o gene que sofre a inibição é o hipostático. Quando o gene epistático atua em dose simples e já é capaz de causar a inibição de outro gene, dizemos que a epistasia é dominante. Algumas vezes, no entanto, para garantir a inibição de um gene, o gene epistático deve aparecer em dose dupla, o que configura a epistasia recessiva.
Abaixo, o restante da questão:
Um certo gene A impede a expressão do gene B localizado no mesmo cromossomo. Essa influência de um gene sobre o outro afeta o fenótipo observado, pois eles dois juntos são responsáveis pela determinação de uma única característica. Esse fenômeno é conhecido como interação gênica. Respectivamente, como podemos classificar o gene A e o gene B dentro desse contexto de interação gênica?
Escolha uma:
a. Epistático e Hipostático. (Correta)
b. Hipostático e Epistático.
c. Recessivo e Dominante.
d. Dominante e Recessivo.
e. Na verdade, a segunda Lei de Mendel não se aplica porque esses dois genes estão localizados no mesmo cromossomo.
Aprenda mais sobre Interação Gênica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/13815029
#SPJ4