• Matéria: Português
  • Autor: melissaaraujo56081
  • Perguntado 3 anos atrás

Analisando o poema de José Paulo Paes, é possível afirmar que as interjeições que compõem o poema são: a) Lá e Maná (embora exerçam funções morfológicas distintas, são sinônimas e podem ser substituídas uma pela outra sem que haja prejuízo semântico); b) Maná e Papá (já que não geram efeitos de sentido porque não têm significado próprios); c) Sinhá e cá (imitam a fala coloquial de pessoas mais simples em diálogos informais); d) Ah e bah (expressões que exprimem sentimentos, emoções e reações psicológicas);

Respostas

respondido por: martinkoliveira
0

Analisando o poema de José Paulo Paes, é possível afirmar que as interjeições que compõem o poema são "ah" e "bah" (expressões que exprimem sentimentos, emoções e reações psicológicas). Por causa disso, deve ser marcada a alternativa D.

O que são as interjeições?

Podemos dizer que as interjeições se caracterizam como termos pertencentes a uma classe que, por sua vez, é responsável por expressar sentimentos e emoções de formas diversas. Ou seja, esses vocábulos podem acabar expressando surpresa, alegria, espanto, medo, tristeza, etc.

As únicas palavras do poema de José Paulo Paes que não têm sentido dicionarizado e que tentam exprimir sentimentos e sensações são “ah” e “bah”, ou seja, as interjeições.

Veja mais sobre as interjeições:

https://brainly.com.br/tarefa/369974

#SPJ4

Perguntas similares