Analise as afirmações abaixo: I. A linguagem é ampla, envolve a língua, a fala, a gramática e a linguagem não verbal; II. Do ponto de vista científico, tudo o que consideramos "erro" ao "falar errado" é, na verdade, algum fenômeno ou acontecimento que pode e deve analisado por estudos linguísticos. III. Pensamos a linguagem e somos o que a linguagem nos faz ser. Construímos e destruímos mundos diferentes. Podemos estreitar relacionamentos ou nos distanciarmos de relações com o exterior. IV. A criança para aprender a sua língua não precisa estudar a gramática. V. Acreditar que o bom português é aquele falado em determinada região do país consiste também em um preconceito, embora algumas regiões falem de fato o português correto. Marque a alternativa que analisa corretamente as afirmações acima: Escolha uma opção: a. Apenas a V está incorreta; b. Apenas a II e a V estão incorretas. C. Todas estão corretas; d. Todas estão incorretas; e. Apenas a III e IV estão corretas;
Respostas
respondido por:
1
Em relação à linguagem, podemos dizer que apenas a V está incorreta. Por causa disso, deve ser marcada a alternativa A.
Análise das afirmações sobre linguagem:
- I - A primeira está CORRETA, dado que a linguagem é compreendida como um conceito amplo, responsável por envolver diversos aspectos.
- II - A segunda está CORRETA, uma vez que todos os "erros" relacionados à linguagem podem ser analisados pelos estudos linguísticos.
- III - A terceira está CORRETA, visto que somos o que a linguagem permite, uma vez que é por meio dela que nos expressamos.
- IV - A quarta está CORRETA, já que a criança não necessita estudar gramática para compreender de fato a sua língua.
- V - A quinta está ERRADA, porque o preconceito linguístico é aquele que está ligado ao julgamento que alguém faz perante a forma de se comunicar de determinado alguém. Dito isso, não existe de fato um português correto, e sim variedades linguísticas.
Veja mais sobre linguagem:
https://brainly.com.br/tarefa/51244773
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás