Ao chegar no Brasil, os portugueses não encontraram metais preciosos nem as valiosas especiarias, e o período pré-colonial foi marcado pela exploração do pau-brasil. Sobre esse período, analise as afirmativas a seguir: I. Portugal não se interessou em colonizar o Brasil, pois o comércio com as Índias era mais lucrativo, uma vez que os portugueses detinham o monopólio do caminho descoberto. II. A exploração do pau-brasil era feita por meio do escambo. Os indígenas cortavam a madeira e em troca recebiam tecidos, espelhos, facas e outros itens oferecidos pelos portugueses. III. O pau-brasil era muito valorizado no mercado europeu, pois sua madeira era usada na fabricação de móveis, como baús, camas e mesas. Por ser uma madeira dura, esses móveis tinham boa durabilidade. IV. Graças ao Tratado de Tordesilhas, assinado com a Espanha, os portugueses detinham o monopólio da exploração do pau-brasil, garantindo que outros países não pudessem se beneficiar com a exploração desse produto. Estão corretas apenas as afirmativas:
Respostas
Sobre a exploração de metais preciosos durante o período de exploração pré-colonial estão corretas as alternativas I e II (alternativa a).
A exploração econômica dos portugueses ao território
Os portugueses ao chegar no território brasileiro não encontraram nenhum tipo de metais preciosos. Incialmente até a vida dos europeus para a exploração direta das terras, foi estabelecida com os povos indígenas através do escambo do pau brasil.
O território só seria colonizado a partir do ano de 1530, com a implantação das capitanias hereditárias e posteriormente com a implantação do Governo Geral.
Os metais preciosos, só seriam descobertos a partir do final do século XVII no interior do território na região das minas gerais, alterando a dinâmica de ocupação do território para o interior.
As alternativas para a questão são:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) II e IV.
Aprenda mais sobre a exploração do território colonial brasileiro em: https://brainly.com.br/tarefa/31449606
#SPJ4