Ao falarmos de aspectos afetivos entre professor e alunos, adentramos os estudos da psicanálise - teoria formulada por Freud que estuda o comportamento e os processos mentais para compreender as relações humanas e suas implicações no desenvolvimento dos sujeitos. Fonte: Adaptado de EAD-BR. Peterle, T. G. S. O pedagogo e a função social da escola. CAPÍTULO 3 - Qual a representação do aluno e do professor no contexto social contemporâneo? p. 13. Considere as afirmações a seguir acerca da psicanálise na educação: Ajuda a compreender de que modo a relação do aluno com o professor e com a escola interfere no seu processo de aprendizagem. Formula métodos que, a partir das relações afetivas, facilitam o processo de aprendizagem. Coloca no centro da análise as relações afetivas, que podem ser positivas ou negativas, contribuindo ou dificultando o ensino. A relação entre psicanálise e educação contribui para a compreensão dos alunos enquanto sujeitos históricos. São corretas apenas as afirmações:
Respostas
A psicanálise na educação contribui para a percepção/compreensão dos alunos enquanto sujeitos históricos. Pensar no aluno como um ser em desenvolvimento é entender que ele se conecta com diferentes ambientes e cada um deles possui um fator que pode influencia-lo ou marca-lo, influenciando na forma como ele lida com o mundo. Alternativas III e IV apenas.
As relações afetivas podem ser positivas ou negativas
Por isso, pensar na psicologia dentro do ambiente escolar é incluir, analisar e buscar interpretar os diferentes quadros existentes, onde o educador tem um papel profundo na transformação do indivíduo, o preparando para a vida em sociedade, e, lado a lado da psicologia, trazer um apelo para o cuidado e o respeito através da contribuição que o ensino promove no aluno.
Mais sobre a psicologia na educação:
https://brainly.com.br/tarefa/51237687
#SPJ4