• Matéria: Português
  • Autor: hellenzinhasap6858
  • Perguntado 3 anos atrás

A educação de crianças e jovens surdos é uma preocupação que permeia toda a história dessa população. Movida por experiências, tentativas de acerto e insucessos metodológicos, a educação especial tem, paulatinamente, alcançado visibilidade e espaço em meio às ideologias que insistem em normalizar e padronizar o ser humano, sobretudo na modernidade fragmentada por tantos discursos e pouca eficácia na compreensão sobre quem, de fato, é o homem. Dessa forma, tratar do cenário da educação especial, principalmente no que se refere à questão da pessoa surda, faz-se necessário enquanto projeto de oposição às narrativas que trazem, como arquétipos sociais, mentes, corpos e culturas uniformes. Não a favor de tal interpretação, as questões que envolvem a identidade e a cultura surda reivindicam o reconhecimento de seus artefatos - de modo especial, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), considerada um marco nas políticas públicas - e evidenciam as características específicas da comunidade surda. A língua de sinais ocupa um espaço de destaque no seio dessa comunidade, sendo sinal de orgulho e ideário político. O processo de construção de uma língua passa, necessariamente, pela etapa de estruturação formal, dando-lhe forma escrita, regulando o significado de seus signos e justificando o porquê de seu uso. No caso da Libras, seria correto afirmar que ela se comporta estruturalmente da mesma forma que as demais línguas? Ou seja, há algo que diferencie a Libras das demais línguas faladas em sua transcrição? Detalhe quais são essas diferenças

Respostas

respondido por: martinkoliveira
0

A Libras possui uma estrutura diferente das línguas faladas, e isso pode ser concluído com base em diversos fatos.

Diferença entre Libras e as línguas faladas

A Língua Brasileira de Sinais tem uma linguagem simbólica e gestual, enquanto que as demais línguas faladas possuem a linguagem escrita e oral. Além disso, a Libras conta com a presença de gestos que representam símbolos, enquanto que as línguas faladas contam com a transcrição de textos escritos para a oralidade, ou vice-versa.

A Libras se caracteriza como uma língua destinada às pessoas que apresentam algum tipo de deficiência auditiva, promovendo assim uma inclusão social, pois estes indivíduos podem se comunicar de forma que consigam se expressar e interagir socialmente.

Veja mais sobre Libras:

https://brainly.com.br/tarefa/7263404

#SPJ4

Perguntas similares