• Matéria: Biologia
  • Autor: GabMarcelino28911
  • Perguntado 2 anos atrás

As infecções do trato urinário (ITU) constituem um dos quadros mais frequentes entre as infecções humanas e compreendem várias síndromes, caracterizadas pela presença de microrganismos no trato urinário e por serem frequentemente acompanhadas de resposta inflamatória aguda e sintomática. As síndromes mais frequentes incluem: cistite, pielonefrite e bacteriúria assintomática. Dessa forma, a coleta de urina é um dos passos primordiais para chegar ao possível agente causador dessa infecção. Marque a alternativa incorreta em relação à coleta de urina de jato médio


meiradenise10: TENHO GRANDE EXPERIÊNCIA EM TRABALHOS ACADÊMICOS. FAÇO MAPAS, TCC, PRÉ PROJETO, AEP ... 42 99832 4784 https://wa.me/qr/NF4UYA2MSJ2AN1

Respostas

respondido por: vmoraeschaves
0

A alternativa D, esta correta. A forma incorreta de realizar a coleta de urina é por meio punção suprapúbica. As outras alternativas estão de acordo com os métodos utilizados para coleta de urina.


O que é Cistite?

A cistite é uma das infecções mais frequentes em mulheres, a Escherichia coli é a bactéria responsável por essa infecção, ela entra por meio da uretra e se aloja na bexiga.

Surgindo alguns sintomas comuns como: ardência ao urinar, aumenta vontande de urinar, mas em pouca quantidade, pode surgir sangue e dor na região lombar. O tratamento é administrado por meio de antibióticos, receitados por um médico especialista.

Continuação do Enunciado:

a) Segundo jato de urina, urina jato médio ou meio de jato da primeira urina da manhã, este é o método de coleta de urina mais usual, especialmente em pacientes ambulatoriais, e é passível de contaminação com a microbiota genital. A correta instrução ao paciente para a coleta tem relação direta com a diminuição nos índices de contaminação.

b) Urina coletada com cateter: indicada em situações em que o paciente está incapacitado para coletar a urina em razão, por exemplo, de complicações neurológicas ou urológicas. Mesmo sob rígidos procedimentos de assepsia, existe o risco de introdução de bactérias na bexiga e, em alguns casos, a indução da infecção; portanto, é um método que deve ser executado exclusivamente sob indicação médica.

c) Em pacientes com sondagem vesical, deve-se pinçar a cânula do coletor e aguardar pelo menos 1 hora, de modo a haver volume de urina suficiente na bexiga. Não coletar urina diretamente da bolsa coletora, a não ser que seja trocada imediatamente antes da coleta. Recomenda-se que a coleta seja feita em até 72 horas, após a colocação ou troca do cateter. Caso esse tempo não possa ser seguido, recomenda-se, sempre que possível, a troca do cateter antes da coleta.

d) Urina coletada por punção suprapúbica é o método considerado de referência, pois a urina é obtida diretamente da bexiga, evitando a contaminação com a microbiota genital. É um procedimento realizado por qualquer profissional de saúde sob rigorosas condições de assepsia. A bexiga deve estar cheia e palpável antes da aspiração. A coleta é realizada por punção diretamente da bexiga com agulha e seringa estéreis, após desinfecção da pele com clorexidina alcoólica. Após a coleta, a amostra é transferida para um frasco estéril.

e)Urina coletada com saco coletor (autoaderente) é um procedimento indicado para crianças, sem controle esfincteriano. É o método que fornece os maiores índices de resultados falso-positivos. A taxa de contaminação é alta, especialmente, em meninos não circuncidados.

Entenda mais sobre infecção de urina em:

https://brainly.com.br/tarefa/33089580

#SPJ4

Perguntas similares