As mudanças climáticas têm fortes ligações com a perda da biodiversidade que observamos praticamente em todos os ecossistemas terrestres, aquáticos e no ambiente marinho. A resiliência dos ecossistemas e sua capacidade de reagir a mudanças dependem, em grande parte, de sua biodiversidade
Respostas
As principais mudanças observadas nos ecossistemas, nos últimos anos, tem sido associadas a taxas de precipitação, as quais são capazes de modificar, substancialmente, o equilíbrio dos ecossistemas (Alternativa D).
Biodiversidade e Desequilíbrios
A biodiversidade faz parte dos diferentes ecossistemas, seja pela fauna ou flora. No entanto, é notório que as grandes mudanças climáticas tem sido determinantes para se gerar impactos negativos à biodiversidade, principalmente no que tange a taxa de precipitação.
Diante disso, é preciso buscar um novo olhar sobre estas questões, buscando-se mecanismos de reduzir o impacto antrópico, através da utilização de medidas que possam favorecer a sustentabilidade, como a responsabilidade socioambiental.
Alternativas
Considerando as informações apresentadas no texto, é correto o que se afirma em:
a.
o funcionamento de nossos ecossistemas está sendo pouco afetado pelas mudanças climáticas, não somente aquelas em nível global, mas também regional e até mesmo local.
b.
as mudanças climáticas têm grande potencial de modificar o clima somente no Rio de Janeiro.
c.
nas florestas tropicais, a baixa da produção de biomassa, mortalidade das árvores, alterações na distribuição e baixa de espécies e incêndios estão entre as mudanças relacionadas à elevação de CO2 atmosférica.
d.
as alterações observadas na taxa de precipitação e sua sazonalidade, e no aumento de temperatura, estão afetando o funcionamento dos ecossistemas.
e.
as mudanças climáticas não afetam o ciclo das chuvas.
Mais sobre biodiversidade e desequilíbrios: brainly.com.br/tarefa/53300673
#SPJ4
Resposta:
Resposta ''D''
Explicação:
as alterações observadas na taxa de precipitação e sua sazonalidade, e no aumento de temperatura, estão afetando o funcionamento dos ecossistemas.