As valvulopatias são responsáveis por cerca de 30% das cirurgias cardíacas em adultos e por 80% das cirurgias cardíacas em crianças no Brasil. Elas podem ter origem congênita ou adquirida, principalmente em decorrência de febre reumática (FR). A FR é consequência de inflamação da garganta pela bactéria estreptococo e pode desencadear uma reação autoimune, provocando inflamação nas válvulas mitral e aórtica. A inflamação regride com antibióticos, mas pode deixar lesões de cicatrização que afetarão a saúde muitos anos mais tarde. No Brasil, de acordo com as Diretrizes Brasileiras para Diagnóstico, Tratamento e Prevenção da Febre Reumática (2009), estima-se que ocorram 30 mil novos casos de FR ao ano, sendo que 50% deles evoluem para complicações cardíacas, com 15 mil internações por ano. Com base nisso, elabore um folheto informativo que contenha esclarecimentos sobre as doenças das válvulas cardíacas (DVCs) com linguagem acessível ao público. Para cumprir essa atividade, você deverá enviar um folheto informativo de, no máximo, uma página (tamanho correspondente ao formato A4) sobre as DVCs. O material será avaliado conforme os seguintes critérios: • O informativo deve conter os itens: título, conceito, causas, sintomas, fatores de risco e diagnóstico. • Deve ser empregada uma linguagem informal, isto é, acessível a pessoas leigas. Exemplo: "Essa doença pode deixá-lo com falta de ar e muito fraco para as atividades normais. Isso pode afetar sua saúde geral e impedir que você faça as atividades do dia a dia". • O informativo deve conter, no mínimo, duas figuras sobre as patologias. • No final, devem constar endereços eletrônicos de órgãos brasileiros de cardiologia ou instituições de referência em cardiologia no Brasil
Respostas
As valvulopatias são um grupo de doenças que atingem as válvulas do coração provocando alterações em sua função. Fazem parte das várias doenças cardiovasculares mais prevalentes e os fatores de risco incluem:
- Dietas inadequadas
- Sedentarismo
- Uso de tabaco
- Uso nocivo do álcool
Doença Cardíaca Reumática - DCR
Conceito: A doença cardíaca reumática é caracterzada por lesões nas válvulas e fibras musculares do coração, que surgem pelam da inflamação e cicatrizes que se formam a partir da febre reumática.
Causas: A febre reumática é causada pela resposta imunológica do organismo à infecção por bactérias do tipo estreptococos, que normalmente se inicia com dor de garganta ou inflamação das amígdalas em crianças.
Sintomas da febre reumática
- Febre
- Dor e inchaço nas articulações
- Náusea
- Dores no estômago e vômito
Sintomas da doença cardíaca reumática
- Falta de ar
- Fadiga
- Batimentos cardíacos irregulares
- Dor no peito e desmaio
Diagnóstico: O diagnóstico da febre reumática é clínico e não existe sinal diagnóstico da doença ou exame específico. Os exames laboratoriais podem ser utilizados para confrmar o processo inflamatório decorrente da infecção estreptocócica.
Leia mais sobre válvulas cardíacas em: https://brainly.com.br/tarefa/3153703
#SPJ4