• Matéria: Biologia
  • Autor: carolinafreiires
  • Perguntado 3 anos atrás

O elevado consumo de álcool, não apenas por parte da população adulta, mas também, e cada vez mais, por parte dos estratos mais jovens, apresenta-se como um problema de saúde pública preocupante. Uma das possíveis consequências do alcoolismo crônico é o desenvolvimento da síndrome de Wernicke-Korsakoff. Essa síndrome é um conjunto de sinais e sintomas neuropsiquiátricos induzido por uma deficiência nutricional de vitamina B1 (tiamina). Essa doença, sem um tratamento adequado, pode progredir para um estado de estupor, coma e até morte.



Considerando as informações apresentadas no texto e os seus conhecimentos sobre o assunto, responda as seguintes questões:

a. A tiamina é coenzima de duas importantes enzimas do metabolismo energético, o complexo da piruvato-desidrogenase e o complexo da alfa-cetoglutarato-desidrogenase. Explique as consequências da carência de tiamina no metabolismo energético.

b. A síndrome de Wernicke-Korsakoff é caracterizada por manifestações clínicas neuropsiquiátricas. Por que o sistema nervoso é o mais afetado pela carência de tiamina?

Respostas

respondido por: valquiriasousa0386
0

Resposta:

A ta na cara que poucos não saber


carolinafreiires: Uai se eu não sei vou fazer oque
kethtonus: Preciso fazer esse trabalho também…
43vinteesete: EU TIVE Q VER UM VIDEO PRA VER ESSA TUA RESPOSTA CARA
Perguntas similares