"No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma 'fuga do mundo', como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana 'dentro do mundo"". SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998. A ética protestante é compreendida como A) Vinculada ao abandono da felicidade no mundo terreno. B Contrária aos princípios econômicos liberais. Promovedora da dimensão mística e metafisica da vida cotidiana. D) Estimuladora da igualdade social como direito divino. E) Adequada ao desenvolvimento do capitalismo moderno.
Respostas
A alternativa correta que versa sobre a relação entre protestantismo e a modernidade é: "E) Adequada ao desenvolvimento do capitalismo moderno.".
Para isso, é preciso compreender de que maneira o sociólogo alemão Max Weber analisou a relação entre protestantismo e o capitalismo.
Max Weber e a Ética protestante
O sociólogo alemão Max Weber coloca uma avaliação acerca da modernidade, sobretudo do desenvolvimento do capitalismo, a partir da primazia de uma ética protestante, fundamental para o mundo do trabalho.
Segundo Weber, a ética protestante coloca uma relação entre a salvação divina e o trabalho, fazendo com o que o trabalho seja componente valorizado no mundo moderno, propiciando uma vantagem moral para o capitalismo.
Para mais sobre Max Weber, leia: https://brainly.com.br/tarefa/25540070
#SPJ1