Um dos temas mais estudados no comportamento organizacional é a motivação. Há mais de um século se discute esse tema e encontramos diversas teorias que explicam a motivação e como ocorre o seu processo. Considerando este tema, assinale a alternativa correta. Escolha uma opção
: a. A motivação surge das necessidades, sejam extrínsecas ou intrínsecas de cada pessoa, cada necessidade terá um determinado valor quando ela aparece, podendo a organização inserir necessidades para que o colaborador aumente a sua motivação. O
b. A motivação é um processo individual ou grupal, podendo uma pessoa motivar a outra através da contaminação social, ou seja, uma pessoa alegra a outra por estar convivendo juntas no mesmo ambiente. O
c. Os profissionais com cargos de chefia, gestores, devem estar atentos aos comportamentos das pessoas, quando estas não apresentarem motivação deverão motivar estes trabalhadores.
O d. A motivação pode ser extrinseca e intrínseca. Quando a motivação é extrinseca está relacionada a recompensas psicológicas de uma pessoa, que proporciona desafios, realizações, reconhecimento positivo e apreciação de outras pessoas.
O e. Toda pessoa busca satisfazer as suas necessidades quando elas surgem, mas quando surgem barreiras pode não conseguir satisfazer e acabar ficando frustrada e ter um comportamento de isolamento ou até mesmo de agressividade.
Respostas
Resposta: Letra D
Explicação: Basicamente, a motivação representa um estado de espírito em que o colaborador se sente predisposto a produzir cada vez mais e melhor. Nesta perspectiva, ocorre uma mudança de comportamento, que contribui para o aumento da produtividade e bem-estar no ambiente de trabalho.
Na prática, as teorias sobre a motivação apresentam aspectos que são determinantes para a motivação de cada colaborador.
Como exemplo, podemos destacar: a Pirâmide de Maslow, que trata das 5 necessidades humanas (em uma hierarquia).
Resposta: Letra E
Explicação: Toda pessoa busca satisfazer as suas necessidades quando elas surgem, mas quando surgem barreiras pode não conseguir satisfazer e acabar ficando frustrada e ter um comportamento de isolamento ou até mesmo de agressividade.