A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assimétrica quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático como dos demais países, sobretudo os latino-americanos, no período 1980-2000. A dinâmica de transformação da geografia das indústrias descrita expõe a complementaridade entre dispersão espacial e * 1 ponto a autonomia tecnológica. B crises de abastecimento. C descentralização política. D concentração econômica. E compartilhamento de lucros
Respostas
A concentração econômica é uma consequência da dispersão espacial das indústrias. Alternativa D.
Localização das indústrias e concentração econômica
O texto sugere que, quando as indústrias se localizam de forma desigual, isso reflete na distribuição de riquezas ao longo do território, pois onde atuam, geram renda e beneficiam uma população, porém, locais onde há menor empregabilidade, a circulação de riquezas é menor, em razão da falta de processos produtivos que incentivem sua geração.
Essa distribuição é relativa ainda às localidades, já que os países da América Latina apresentariam configurações diferentes que resultam em diferentes graus de instalação da indústria, quando comparados aos Estados Unidos, por exemplo, algo que, consequentemente, intensifica desigualdades sociais e minimiza o desenvolvimento da nação.
Lembrando que as empresas escolhem certas áreas devido às facilidades para a execução de suas atividades.
Aprenda mais sobre a concentração econômica como parte dos estudos da geografia: brainly.com.br/tarefa/37801158
#SPJ4