O conceito de democracia, no pensamento de habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão. Vitale, d. Jürgen habermas. Modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do crh (ufba), v. 19, 2006 (adaptado). O conceito de democracia proposto por jürgen habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)
Respostas
O debate livre e racional entre cidadãos e Estado é uma condição para que a democracia efetivamente aconteça. Alternativa B.
Como a democracia realmente se concretiza?
A democracia, de forma resumida, apresenta a possibilidade de equiparação da importância entre cidadãos e seus respectivos representantes políticos, onde os segundos estão a serviço dos primeiros, portanto, trabalham para suprir as necessidades dos integrantes das massas, conforme as demandas se apresentam no desenrolar da vida social.
Ao contrário dos antigos regimes absolutistas, por exemplo, onde não havia diálogo efetivo entre as camadas, pelo contrário, havia uma clara distinção entre aqueles que tinham voz ou que não tinham, a exemplo de camponeses na base da pirâmide social que não tinham acesso ao que era promulgado pelos reis e clérigos ocupantes do topo, sabendo apenas que não eram beneficiados, ou seja, não existia democracia.
Abaixo, as alternativas da questão:
- a. participação direta periódica do cidadão;
- b. debate livre e racional entre cidadãos e Estado;
- c. interlocução entre os poderes governamentais;
- d. eleição de lideranças políticas com mandatos temporários;
- e. controle do poder político por cidadãos mais esclarecidos.
Aprenda mais sobre o conceito de democracia: brainly.com.br/tarefa/38829364
#SPJ4