Respostas
Quando se analisa o tamanho do DNA, não se deve levar em consideração o número de proteínas que essa molécula é responsável por produzir, afinal, não há proporcionalidade entre esses dois parâmetros.
- Alternativa Correta: O tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo.
DNA - Genes
O autor da questão não anexou a imagem da questão, mas com uma simples busca é possível ter acesso a ela para respondermos à questão.
a) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA.
- Falsa, o DNA é definido e formado tanto pelos segmentos ativos, quanto os inativos, não apenas por genes.
b) a produção de proteínas não está vinculada à molécula de DNA.
- Falsa, a produção de proteínas é totalmente determinada pela molécula de DNA, afinal, é o código genético que indicará o tipo de proteína a ser produzida.
c) o tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo.
- Verdadeira, pelo fato de um mesmo gene ser usado para produzir diversos tipos de proteínas, acaba que o número de proteínas não está relacionado com tamanho do genoma. A prova disto está na comparação entre o DNA do arroz e de humanos (tabela da questão completa).
d) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma.
- Falso, entre os organismos descritos na tabela, o mais complexo é o homem, entretanto observa-se que ele não é o que apresenta um maior DNA. É possível observar uma grande diferença no tamanho do DNA quando se compara humanos (3.400.000.000) com arroz (5.000.000.000) e camundongos (3.454.200.000).
e) genomas com mais de um bilhão de pares de bases são encontrados apenas nos seres vertebrados.
- Falso, na própria tabela vemos que o DNA do arroz apresenta 5 bilhões de pares de bases. Com isso podemos concluir que a alternativa é falsa, pois o arroz é um vegetal e não um vertebrado.
Questão Completa
Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma — medido pelo número de pares de bases (pb) —, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela abaixo.
- a) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA.
- b) a produção de proteínas não está vinculada à molécula de DNA.
- c) o tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo.
- d) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma.
- e) genomas com mais de um bilhão de pares de bases são encontrados apenas nos seres vertebrados.
Para aprender mais sobre DNA, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/38362637
#SPJ4