2. No primeiro quarteto, o eu lírico indica ao interlocutor uma maneira de superar a negatividade do mundo. Como isso poderia ser alcançado? que imagem representa a positividade almejada?
3. No segundo quarteto, o eu lírico aconselha o abandono do "sujo deus cornudo", uma referência ao sátiro, ser presente na cultura grega antiga, com cabeça humana e corpo de bode, que alude aos instintos sexuais.
a) Qual aspecto, metaforizado pela figura do "sujo deus cornudo", o ser humano deve abandonar para alcançar a crença plena?
b) Por que o eu lírico pede esse tipo de renúncia ao seu interlocutor?
c) Depois de abrir os olhos para a "Vida", de emudecer e de abandonar o "sujo deus cornudo", para onde iria o ser humano, segundo o eu lírico?
Respostas
2. A superação da negatividade do mundo ocorreria quando o interlocutor deixasse os instintos sexuais para, assim, "ficar iluminado" pela "luz imortal e transcendente".
3. a) O ser humano deveria abandonar os instintos sexuais, os desejos da carne ("os lânguidos rugidos, o infinito gemido dos gemidos").
b) O eu lírico faz esse pedido porque, só assim, o interlocutor alcançaria a transcendência, a elevação da alma, a libertação do espírito.
c) O ser humano iria para "o eterno Silêncio dos Espaços", ou seja, ocorreria a integração cósmica, o abandono do corpo físico. A volta ao nada, à transcendência.
Simbolismo
Tarefa referente ao poema "Imortal atitude", de Cruz e souza.
Trata-se de um poema simbolista, já que uma das marcas desse movimento literário era o desejo de transcendência, de integração cósmica, de abandono da matéria, o que levaria à libertação do espírito.
Mais sobre Simbolismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/22731651
#SPJ1