Respostas
respondido por:
0
De forma breve, a bilirrubina é conjugada em ácido glucurônico, nos hepatócitos, mediante uma reação catalisada pela enzima da família uridina-difosfoglucurônico glucuronosiltransferase (UDPGT), ou simplesmente, glucuronosiltransferase.
Sucintamente, vamos abordar este processo.
1. Formação da bilirrubina
- A bilirrubina é formada a partir da degradação das hemácias senescentes ou velhas (com mais de 120 dias de vida).
- Depois da degradação das hemácias originam-se o grupo heme (ferroprotoporfirrina IX) e a globina.
- Pela ação do sistema reticuloendotelial, as células de Kupffer, os pulmões, a bilirrubina do grupo heme transforma-se em biliverdina.
2. Metabolismo da bilirrubina
- A bilirrubina não conjugada formada é liberada no plasma, que, por sua vez, será transportada pela albumina até aos hepatócitos.
- É necessário conjugar a hemoglobina para que se facilite a sua excreção, pois este processo torna-a solúvel em água e, também, aumenta o seu tamanho -- o que evita sua reabsorção intestinal. O que permite a sua passagem pelo sistema canalicular e excreção na bile.
- Nos hepatócitos, a bilirrubina indireta (ou não conjugada) conjuga-se em ácido glucurônico através de uma reação catalisada pela enzima uridina-difosfoglucurônico glucuronosiltransferase (UDPGT).
- De seguida, no íleo distal e cólon proximal, a bilirrubina conjugada (ou direta) sofre fdegradação pelas bactérias da flora intestinal. Esse processo origina dois pigmentos: urobilinogênio (confere cor a urina) e estercobilina (dá cor as fezes).
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/7076764#
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás