(unicid/2015) em sementes de ervilha, os alelos v e r condicionam, respectivamente, coloração amarela e a textura lisa, e os alelos v e r condicionam, respectivamente, a coloração verde e a textura rugosa. Tais alelos são autossômicos e segregam de forma independente. Para obtenção de plantas em f1, que produzam sementes com fenótipos amarelos lisos, amarelos rugosos, verdes lisos e verdes rugosos, em igual proporção, é necessário cruzar parentais cujos genótipos são:
Respostas
É preciso cruzar parentais cujos genótipos sejam Vvrr × vvRr para obter sementes com fenótipos, em igual proporção, amarelos lisos, amarelos rugosos, verdes lisos e verdes rugosos (letra E).
Diferença entre genótipo e fenótipo
Genótipo é a constituição genética, ou seja, o conjunto de todos os genes. Já o fenótipo é aquilo que podemos ver, sendo, portanto, a expressão observável de certas características, como cores e texturas. No caso no enunciado, sabemos que:
- V-R- condiciona amarelo liso.
- V-rr condiciona amarelo rugoso.
- vvR- condiciona verde liso.
- vvrr condiciona verde rugoso.
Portanto, para que os fenótipos ocorram na mesma proporção é preciso que os genótipos sejam heterozigotos para uma característica e homozigoto recessivo para outra. A única alternativa que isso acontece é a letra E (Vvrr x vvRr).
As alternativas são:
a) VvRR × Vvrr.
b) VvRr × VvRr.
c) vvRr × vvrr.
d) VVRR × vvrr.
e) Vvrr × vvRr.
Entenda mais sobre genótipos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/21614500#
#SPJ4