• Matéria: História
  • Autor: wholivia7020
  • Perguntado 3 anos atrás

A alma das cousas somos nós dentro do eterno giro universal das cousas, tudo vai e volta à alma da gente, mas, se nesse vaivém tudo parece igual nada mais, na verdade, nunca mais se repete exatamente. Sim, as cousas são sempre as mesmas na corrente que no-las leva e traz, num círculo fatal; o que varia é o espírito que as sente que é imperceptivelmente, e, assim, a vida é sempre inédita, afinal. [. ] leoni, r. De. Luz mediterrânea. Disponível em: literaturabrasileira. Ufsc. Br. Acesso em: 12 nov. 2014. A partir da relação entre o sujeito e o mundo, o eu lírico retrata que a) a tendência mística humana resulta do dinamismo do universo. B) a mutabilidade ou imutabilidade da alma dependem da vontade humana. C) a mudança do espírito humano é influenciada pelas alterações do mundo. D) as variações pelas quais tudo no mundo passa são fruto da percepção humana. E) a vontade humana é comandada pelas transformações das coisas do mundo

Respostas

respondido por: gabipquintana
0

Sobre o poema de Raul de Leoni e as relações entre o sujeito e o mundo, podemos afirmar que resposta correta é a alternativa D.

É a percepção humana que atribui variações e à realidade, quando na verdade, de maneira mais concreta, o mundo é sempre o mesmo e as coisas sempre se repetem.

Raul de Leoni Ramos

Foi um poeta brasileiro (1895-1926) que moveu sua obra entre as áreas do neoparnasianismo e do simbolismo, embora nunca tenha se associado abertamente a nenhuma escola literária.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, foi colaborador de revistas e jornais de destaque, além de ter participado do corpo diplomático brasileiro e ter sido eleito deputado estadual.

Sua obra, apesar de pequena, é apreciada por inúmeros leitores e importante objeto de estudos. Destacando-se as publicações "Ode a Um Poeta Morto" e "Luz Mediterrânea".

Aprenda mais sobre Literatura Brasileira em

https://brainly.com.br/tarefa/24472699

#SPJ4

Perguntas similares