• Matéria: Administração
  • Autor: tauatenorio3973
  • Perguntado 3 anos atrás

A estratégia de "dividir e conquistar" pode ser conectada com um processo geopolítico comum, a balcanização, acontecendo ao redor do mundo em diferentes formas e caminhos. O nome deriva da região turbulenta dos bálcãs e se refere à divisão de um estado multinacional em entidades menores e homogêneas etnicamente; ou a um conflito étnico dentro de um estado multiétnico. O termo, como tal, começou a ser largamente utilizado e aceito após a primeira guerra mundial, em referência ao desmantelamento do império otomano. Atualmente, o termo tem conotação negativa devido às tensões violentas que frequentemente acompanham esse processo. Politics of balkanization: divide and you shall conquer. Iapss. Disponível em: iapss. Org. Acesso em: 1 maio 2018 (adaptado). O processo geopolítico tratado no texto, com suas conotações atuais, tem como consequência a a) contenção de conflitos bélicos. B) adoção de normas globalizantes. C) promoção de diversidade cultural. D) fragmentação do território nacional. E) valorização do patrimônio estrangeiro

Respostas

respondido por: lucasnmattos
0

Sobre a balcanização, suas características e conotações atuais, está correta a alternativa: D) fragmentação do território nacional.

A origem do termo balcanização

O termo balcanização se origina a partir da violenta fragmentação da região do Leste Europeu conhecida como Bálcãs, ocorrida entre 1817 e 1913, e que envolveu várias nações interessadas em dividir essas terras anteriormente pertencentes ao Império Otomano.

Por isso, hoje esse termo é amplamente utilizado em contextos de fragmentação de um território. Houve uma nova onda de balcanização na mesma região a partir dos anos 1990, após a fragmentação da União Soviética.

É possível citar que outras regiões do mundo também sofreram balcanização forçada, como territórios do continente africano.

Para saber mais sobre balcanização, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/15875337

#SPJ4

Perguntas similares