• Matéria: Psicologia
  • Autor: lumastella4138
  • Perguntado 3 anos atrás

A psicologia como ciência caracteriza-se pela tensão entre recortes epistemológicos e pressupostos ontológicos sobre seu objeto, criando, ao longo de sua história, uma diversidade de abordagens, tal como o cognitivismo e a psicologia fenomenológica. Em relação à concepção da psicologia como ciência nessas duas abordagens, são feitas as seguintes afirmativas: i. Ambas preconizam uma visão de ciência centrada na concepção de descrição precisa e objetiva dos dados da experiência; ii. O cognitivismo contrapõe-se à psicologia fenomenológica, por considerar que a abordagem científica adequada será do processamento da informação como dado objetivo; iii. Para a psicologia fenomenológica, a experiência é irredutível a uma análise descontextualizada da subjetividade do sujeito; portanto, os métodos experimentais são adequados; iv. O cognitivismo apresenta uma dispersão de métodos que se origina de desdobramentos da abordagem comportamental, da psicologia social e da influência da cibernética e da teoria da informação e da teoria geral dos sistemas;

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A forma cognitiva se contrapõe a psicologia fenomenológica, ou seja, ela considera a abordagem científica de forma adequada partindo do processamento da informação como objetivo, enquanto o cognitivismo apresenta a dispersão dos métodos que se originam dos desdobramentos da abordagem comportamental. II e IV estão corretas.

Como a psicologia cognitiva atua?

Compreendendo as cognições como parte fundamental do comportamento do indivíduo. Além disso ela abrange a percepção, o pensamento e a memória, bem como as funções da cognição que abarcam a fala, a memória, o raciocínio etc.

Por fim, a psicologia fenomenológica busca investigar os fenômenos, além de interpretar os sentimentos, o sentido das coisas que nos cercam que do que sentimos.  

Mais sobre a pesquisa psicológica:

https://brainly.com.br/tarefa/20533062

#SPJ4

Perguntas similares