Um gás ocupa um volume de 273 cm³ a 0°CA) Utilize a expressão ΔV = y. V0. Δt e descubra sua dilatação a 100° C, mantendo-se a pressão constante. B) Qual é o seu volume a 100°C, mantendo-se ã pressão constante?OBS: LEMBRE-SE DEQ O COEFICIENTE DE DILATAÇÃO VOLUMETRICO DOS GASES É °C-¹
Respostas
a) A dilatação do gás a 100°C será de 100cm^3, ou seja, o gás dilatou 100cm^3 além de seu volume original.
b) O volume final do gás será soma do volume inicial com o a variação de volume, então: Vf=373cm^3
Processos termodinâmicos e dilatação volumétrica
Na física, mais especificamente na área da Termodinâmica, que estuda as trocas de calores entre corpos, há determinados processos de transformação de matéria e troca de calor. Dentre eles, há processos isotérmicos, quando um determinado gás sofre uma mudança mantendo sempre a mesma temperatura, processos isobáricos, que mantém a mesma pressão, e isovolumétricos, que mantém o mesmo volume.
No caso dado, tem-se um processo isobárico, pois sua pressão é constante durante todo o processo. Para descobrir sua dilatação ao final do processo, basta utilizar a equação dada:
Que é a equação de dilatação volumétrica, onde V0 é o volume inicial do gás, delta t a variação de temperatura, e gamma o coeficiente de dilatação dos gases.
a)
Aplicando os dados, tem-se:
Que é a variação de volume que o gás teve.
b)
Para descobrir qual o volume final do gás, deve-se somar o volume inicial com a variação de volume, então:
Vf-Vi=100cm^3
Vf=100cm^3+273m^3
Vf=373cm^3
Que é o volume final do gás
Leia mais sobre Dilatação e processos termodinâmicos em:
https://brainly.com.br/tarefa/19257431
#SPJ4