As consciências particulares, unindo-se, agindo e reagindo umas sobre as outras, fundindo-se, dão origem a uma realidade nova que é a consciência da sociedade. Uma coletividade tem as suas formas específicas de pensar e de sentir, às quais os seus membros se sujeitam, mas que diferem daquelas que eles praticariam se fossem abandonados a si mesmos. Jamais o indivíduo, por si só, poderia ter constituído o que quer que fosse que se assemelhasse à ideia dos deuses, aos mitos e aos dogmas das religiões, à ideia do dever e da disciplina moral etc
Respostas
A sociedade tem uma consciência coletiva, a qual é uma diferenciação das mentalidades individuais (letra E), conforme Durkheim.
A consciência coletiva de Durkheim
Durkheim foi um sociólogo que tornou a sociologia em uma ciência. Uma de suas maiores contribuições foi o conceito de consciência coletiva. Segundo o autor, a vida em sociedade faz com que as mentalidades individuais se fundam e deem origem a uma consciência do grupo.
Ainda conforme Durkheim, a consciência coletiva significa que os indivíduos de uma mesma sociedade compartilham ideias, conhecimentos, pensamentos e comportamentos. Ou seja, eles agem e pensam de forma minimamente semelhante. Isso porque as decisões individuais são muito influenciadas pela coletividade.
Continuação do enunciado
De acordo com o autor, a sociedade possui uma consciência coletiva que é:
a) um reflexo das impressões legais.
b) uma ampliação das crenças pessoais.
c) um resultado das atividades normativas.
d) uma reprodução das práticas coercitivas.
e) uma distinção das mentalidades individuais.
Entenda mais sobre Durkheim aqui: https://brainly.com.br/tarefa/756828#
#SPJ4