(CESPE - Órgão: SESA-ES (Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo) - 2013) Os fármacos cimetidina, ranitidina, omeprazol e pantoprazol. (Ref. : 202113275259) São fármacos pró-cinéticos indicados para doença do refluxo gastroesofágico e dispepsia. Pertencem ao grupo dos antagonistas dos receptores H2 do estômago. Pertencem ao grupo de fármacos antissecretores do ácido estomacal, cujo mecanismo de ação é inibir a bomba de prótons. Diminuem a secreção do ácido estomacal, alguns deles atuando como antagonistas dos receptores histamínicos H2 e outros inibindo a bomba de prótons. São individualmente suficientes para o tratamento de gastrites associadas à infecção por Helicobacter pylori
Respostas
Resposta:D
Explicação:
Diminuem a secreção do ácido estomacal, alguns deles atuando como antagonistas dos receptores histamínicos H2 e outros inibindo a bomba de prótons.
Cimetidina, ranitidina, omeprazol e pantoprazol são fármacos que agem diminuindo a secreção do ácido estomacal, alguns deles atuando como antagonistas dos receptores histamínicos H₂ e outros inibindo a bomba de prótons.
- Alternativa Correta: Letra D
Cimetidina, Ranitidina, Omeprazol e Pantoprazol
Cimetidina, ranitidina, omeprazol e pantoprazol são medicamentos que pertencem ao mesmo grupo, pois agem como antagonista dos receptores histamínicos H₂ ou agem inibindo a bomba de prótons. A partir desse modo de ação, tais medicamentos são indicados principalmente no tratamento e controle de transtornos gastrointestinais.
Os medicamentos que agem como antagonistas aos receptores histaminicos H₂ trabalham bloqueando o local onde a histamina se conectaria (receptor) e provocaria a produção de ácido no estômago.
A outra forma de impedir a secreção de ácido estomacal é através da inibição da bomba de prótons. Isso acontece através da inativação da enzima H+/K+-ATPase responsável pela produção de ácido.
Para aprender mais sobre medicamentos gástricos, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/36333185
#SPJ4