(ENEM) Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que a) eram baseadas nas ciências da natureza. B) refutavam as teorias de filósofos da religião. C) tinham origem nos mitos das civilizações antigas. D) postulavam um princípio originário para o mundo. E) defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas
Respostas
Com base nos casos existentes, a resposta é D) postulavam um princípio originário para o mundo.
O Conceito da Origem do Universo
Anaxímenes (viveu por volta de 550 aC, embora a verdade exata seja muito incerta). Ele tem outro entendimento. Em primeiro lugar, ele concordou com Anaximender que a substância central é algo que não é limitado, mas não está fora do reino humano, mas faz parte de nossas vidas.
A substância central é o ar. A alma é ar e o fogo é ar aquoso; quando comprimido, o ar torna-se água e, quando a densidade aumenta, torna-se solo. “O significado desta teoria é fazer uma distinção entre diferentes quantidades de substâncias, que dependem inteiramente de seu grau de densidade.
Segundo Anaxímenes, a terra é plana, larga e fina, quase como uma mesa. Diz-se que a terra flutua no ar como as folhas flutuam no ar. Corpos celestes como a lua, as estrelas e o sol também flutuam no ar e giram em torno da terra.
Saiba mais sobre a origem do universo : https://brainly.com.br/tarefa/342758
#SPJ4