As alterações numéricas correspondem à perda ou ao acréscimo de um ou mais cromossomos e podem ser de dois tipos: euploidias e aneuploidias. O termo ploidia refere-se ao número de genomas representado no núcleo, sabendo-se que genoma é todo material genético haploide de qualquer organismo
Respostas
As euploidias são alterações numéricas onde um ou mais genomas inteiros podem ser adicionados ou eliminados, formando organismos haploides ou poliploides, respectivamente.
Alterações numéricas dos cromossomos
Assim como ocorre com o DNA, que pode sofrer alterações através de mutações, os cromossomos também estão sujeitos a alterações, que podem ser tanto estruturais quanto numéricas. As alterações numéricas são dividas em dois tipos:
- Aneuploidias: consistem da alteração do número cromossômico de um determinado par de cromossomos, como por exemplo a Síndrome de Down, na qual os portadores apresentam três cromossomos (e não dois) no par 21;
- Euploidias: consistem na inserção ou deleção de genomas inteiros, o que leva a formação de organismos haploides ou poliploides. Este processo é muito comum em plantas, mas em seres humanos é incompatível com a vida.
Percebi que a questão está incompleta. Acho que a questão completa é essa:
"As alterações numéricas correspondem à perda ou ao acréscimo de um ou mais cromossomos e podem ser de dois tipos: euploidias e aneuploidias. O termo ploidia refere-se ao número de genomas representado no núcleo, sabendo-se que genoma é todo material genético haploide de qualquer organismo. As euploidias são:"
Você pode continuar estudando sobre alterações numéricas de cromossomos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24453260
#SPJ4