Mesmo passados anos após a Conferência Mundial de Educação Especial, a despeito do baixo investimento governamental no apoio ao professor que recebe uma criança com deficiência em sua sala de aula, observamos, em muitas escolas, a dificuldade para concretização de práticas inclusivas.
Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir
I. A Declaração de Salamanca proclama que escolas regulares não menos eficazes no combate de atitudes discriminatórias se comparadas a escolas inclusivas e especiais.
II. A Declaração limita a questão da inclusão educacional à Educação Especial.
III. A Declaração de Salamanca foi redigida e publicada em 1994.
É correto o que se afirma em
Grupo de escolhas da pergunta
I, II e III.
II, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
Respostas
Em relação ao ensino inclusivo, baseando-se na Declaração de Salamanca é correto o que se afirma nas assertivas I e III. Vamos entender melhor o que é a Declaração de Salamanca.
Declaração de Salamanca
A declaração de Salamanca foi um documento emitido pelos líderes das escolas de educação especial na Cúpula Mundial de Educação Especial, que ocorreu em Salamanca, Espanha, em 1994. O documento enfatiza a importância da educação inclusiva e fornece orientações sobre como implementar sistemas educacionais inclusivos. Pois afirma que escolas regulares tendem a ser menos eficazes no combate às atitudes discriminatórias em relação às escolas especiais e inclusivas.
A Declaração de Salamanca não limita a questão da inclusão educacional à Educação Especial. O documento é um compromisso internacional para a educação inclusiva, que reconhece que todas as crianças, independentemente de suas necessidades especiais, têm direito à educação. Também reconhece que as escolas devem estar preparadas para atender às necessidades de todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades especiais.
Veja mais sobre a Declaração de Salamanca em: https://brainly.com.br/tarefa/53363952
#SPJ9