• Matéria: Filosofia
  • Autor: fofuchaS58541
  • Perguntado 3 anos atrás

Durante a Idade Média foi mantida uma tradição de governantes cristãos que exercem o poder como virtude divina. No início da Modernidade e fase final da Idade Média, destacaram-se pensadores que romperam com tal tradição, apresentando uma nova visão, onde o Estado passou a ser compreendido como ordem jurídica fruto da razão humana, um Direito Natural de origem humana. Assim, quais foram os pensadores que manifestaram a concepção de rompimento entre Estado e Igreja?

Respostas

respondido por: gabipquintana
1

Podemos afirmar que os pensadores que manifestaram a ideia do rompimento entre o Estado e a igreja foram o escritor Dante Alighieri, o filósofo Marsílio de Pádua, o frade Guilherme de Ockham e o grande filósofo Nicolau Maquiavel.

Sobre o objetivo do rompimento da igreja com o Estado

Para os pensadores, o imperador deveria ter poder executivo, e o papa seria um mestre espiritual e era essencial que houvesse respeito mútuo. A separação é nada mais do que uma garantia fundamental da proteção dos direitos da liberdade religiosa.

  • No nosso país a separação entre a Igreja e o Estado ocorreu em janeiro de 1890 pois até então a igreja católica era a oficial de todo o país e as outras religiões existentes eram censuradas e condenadas.

Aprenda sobre o catolicismo nos tempos do Brasil colonial em https://brainly.com.br/tarefa/45434311

#SPJ4

Perguntas similares