• Matéria: ENEM
  • Autor: ailanealmeida4142
  • Perguntado 3 anos atrás

Ã-hã, quer entrar, pode entrar. Mecê sabia que eu moro aqui? como é que sabia? hum, hum. Cavalo seu é esse só? ixe! cavalo tá manco, aguado. Presta mais não. (rosa, joão guimarães. Estas estórias: meu tio o iauaretê. Rio de janeiro: josé olympio, 1969, p. 126) observando-se a variedade linguística de que se vale o falante do trecho acima, percebe-se uso de:

Respostas

respondido por: mayaracassaniga
0

Podemos considerar ao analisarmos o trecho, obra de João Guimarães,  que trata-se de uma variedade linguística representada pela linguagem coloquial e informal, visto que são utilizados algumas citações que justificam esta caracterização, tais como:

  • "Mecê"
  • "Tá"
  • "Sô"

Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa D.

Caracterizando a linguagem informal e coloquial

Sabemos que perante à pessoa que estivermos conversando ou nos referindo, seja através de cartas, emails, entre outros meios, que utilizaremos diferentes linguagens que encaixam de acordo com o que a situação estabelece/necessita.

Quando nos referimos a um amigo, familiar ou qualquer indivíduo que estabeleça uma certa intimidade, sabemos que a utilização das normas gramaticais ficam de lado, visto que a situação permite isso.

Logo, diante da conversa que o enunciado trouxe, podemos destacar que alguns termos são característicos do regionalismo, os quais são utilizados gírias e expressões que são característica de um determinado local.

Complemento do enunciado

a. Linguagem formal, utilizada pelas pessoas que dominam o nível culto da linguagem, sendo, portanto, adequada à situação em que o falante se encontra.

b. Linguagem marcada por construções sintáticas complexas e inapropriadas para o contexto, responsáveis por truncar a comunicação e dificultar o entendimento.

c. Uso de jargões e gírias empregadas pelo falante.

d. Coloquialismos E linguagem informal, como mecê e tá, apropriados para a situação de informalidade em que o falante se encontra.

e. Gírias e interjeições, como ixe e aguado, prioritariamente utilizadas entre os jovens, sendo assim, incompatíveis com a situação em que o falante se encontra.

Entenda mais sobre linguagem formal e informal aqui:

brainly.com.br/tarefa/334338

#SPJ4

Perguntas similares