Leia a notícia abaixo e analise a imagem que é apresentada em seguida: O pampa virou areia: agronegócio intensifica processos de erosão no bioma gaúcho. O agricultor Claudio Hamilton Pereira da Luz vê com desgosto a mancha de areia que se forma em meio à sua plantação de milho em Passo Novo, no Sudoeste do Rio Grande do Sul. "É por causa do mau uso da terra", explica o pequeno produtor, que mora no assentamento Novo Alegrete, a 520 km de Porto Alegre. "Até maio de 2008, aqui era uma fazenda de soja. A imagem apresenta uma erosão por conta do mau uso da terra nos pampas gaúchos A afirmação de que o agronegócio vem intensificando a erosão nos pampas gaúchos pode ser explicada: Selecione uma alternativa: a) Pela retirada da cobertura vegetal natural e o uso constante da terra para cultivo, chamada erosão geológica. B) Pelo esgotamento de nutrientes do solo que ocorre no cultivo de culturas perenes. C) Pela retirada da cobertura vegetal natural, deixando o solo mais exposto ao vento e às tempestades. D) Pela utilização agrícola no relevo em declive, que possibilita que a água das chuvas degrade o solo. E) Pelo clima da região dos pampas que é propício ao maior intemperismo nas rochas e consequentemente à erosão geológica
Respostas
respondido por:
0
Com relação ao texto apresentado sobre agronegócio, a alternativa correta de que o agronegócio vem intensificando a erosão nos pampas gaúchos é descrita na letra C.
Cobertura Vegetal
A retirada da cobertura vegetal natural, faz com que o solo fique mais exposto ao vento e às tempestades. Ela atua como uma proteção ao impacto da gota da chuva e a desagregação do solo, fazendo com que a resistência a ocorrência de erosão também aumente.
Localizado no Rio Grande do Sul, o bioma Pampa possui uma vegetação caracterizada por árvores de pequeno porte e campos, sendo uma grande riqueza em termos de biodiversidade.
Entenda mais sobre cobertura vegetal aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/23342276
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás