O termo islamismo é originado do árabe islam que significa "render-se, submeter-se" (à vontade divina), relacionado também a salaam, "paz". Escreva quem foi o introdutor do monoteísmo entre os árabes e como ocorreu a transição entre as formas de culto
Respostas
O introdutor do monoteísmo entre os povos árabes foi Muhammad ibn Abdallah, conhecido como Maomé. Sobre a transição entre as formas de culto, inicialmente, Maomé foi perseguido por difundir o monoteísmo entre os árabes, e após um período de conflitos, conquistou a cidade sagrada de Meca e instaurou o Estado Teocrático monoteísta.
A revelação do Islã
Maomé teve uma revelação com o arcanjo Gabriel, nas montanhas que meditava, ao qual lhes foi revelado o Islã, sendo as palavras que compõem o Alcorão, o livro sagrado do islamismo recitadas por Maomé, sendo ele o último profeta enviado por Alá.
O islamismo não foi bem aceito pelos árabes devido ao seu caráter monoteísta, uma vez que a cidade de Meca atraía pessoas de toda a região para o templo politeísta, chamado Caaba, e que intensificava o comércio. Sendo perseguido, Maomé saiu de Meca e propagou a sua religião em outras regiões, formando um exército.
Quando retornou a Meca, conquistou-a com o seu exército e instituiu um Estado Teocrático, isto é, um governo baseado nas leis religiosas de Alá.
Aprenda mais sobre o islamismo em: https://brainly.com.br/tarefa/3100427
#SPJ4