(UFU/2015, com modificações) A concepção da Sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma Sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social. ARON, R. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995. P. 336. Em vista do exposto, considere as afirmativas a seguir. I. Segundo Durkheim, a primeira regra, e a mais fundamental, é considerar os fatos sociais como objeto de análise. II. Durkheim demonstrou que o fato social está desconectado dos padrões de comportamento culturais do indivíduo em sociedade e, portanto, deve ser usado para explicar apenas alguns tipos de sociedade. III. O estado normal da sociedade para Durkheim é o estado de anomia, quando todos os indivíduos exercem bem os fatos sociais. IV. A solidariedade orgânica, para Durkheim, possui pequena divisão do trabalho social, como pode ser demonstrada pela análise dos fatos sociais da sociedade
Respostas
Relacionado a visão de Durkheim em sua teoria sobre fatos sociais descrita no texto, torna-se possível dizer que para ele a primeira regra é a mais fundamental por considerar os fatos como algo a ser analisado, portanto a afirmativa I é a correta.
Fatos sociais para Durkheim
Durkheim foi um estudioso da sociologia que buscou compreender a relação dos acontecimentos cotidianos e da sociedade enquanto fatos sociais.
De maneira geral, os fatos sociais podem ser compreendidos como os acontecimentos que ocorrem em uma sociedade que não podem ser alterados pelos indivíduos participantes, sendo eles objetos de análise assim como os fatos.
Por isso, torna-se possível dizer que a afirmativa I é a única correta na questão por descrever corretamente as características dos fatos sociais para Durkheim.
Para saber mais sobre fatos sociais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/10438498
#SPJ4