Texto i as correntes antigas da medicina associavam as doenças infecciosas e as epidemias aos miasmas. Os miasmas eram impurezas presentes no ar, originadas de exalações de pessoas e animais doentes, substâncias e dejetos em decomposição, sendo possível detectá-los pelo mau cheiro. Rodrigues, s. P. As contribuições de galtier e pasteur [. ]. [s. L. : s. N. ], [201?]. Disponível em: esocite. Org. Br. Acesso em: 10 jun. 2015 (adaptado). Texto ii a ideia presente no trecho anterior perdurou até a segunda metade do século xix, quando pesquisadores como galtier e pasteur começaram a estudar e fazer experimentos com doenças contagiosas como a raiva. Os estudos desses pesquisadores demonstraram experimentalmente que a ocorrência dessas doenças se deve à a) falta de higiene em geral que dissemina partículas de doença pela população. B) ação de organismos microscópicos que são adquiridos por contágio ou vetores. C) utilização de substâncias antissépticas que estimulam o desenvolvimento de germes. D) alteração no equilíbrio dos líquidos do corpo que se deslocam causando dor e doença. E) circulação do ar que transporta partículas de doença a partir de locais onde há pessoas doentes
Respostas
Os estudos de Pasteur, assim como de outros pesquisadores, possibilitou o entendimento de que o desenvolvimento de epidemias, se dava mediante a transmissão de vetores ou por contágio de microrganismos, possibilitando a disseminação de doenças (Alternativa B).
Como ocorria o surgimento de doenças infecciosas?
O surgimento de doenças infecciosas sempre foi um grande questionamento para a Ciência, de forma que somente a partir de experimentos validados, como os experimentos de Pasteur, verificou-se a ideia de disseminação vetorial.
Tornou-se possível compreender que estes agentes patogênicos se disseminariam no ar e produziriam vetores, os quais poderiam infectar diferentes hospedeiros, como os próprios seres humanos, aumentando a taxa de transmissibilidade.
Mais sobre doenças infecciosas: brainly.com.br/tarefa/52445204
#SPJ4