• Matéria: Filosofia
  • Autor: Hectfire9424
  • Perguntado 3 anos atrás

) Na República, Platão faz a seguinte consideração sobre os poetas: [. ] devemos começar por vigiar os autores de fábulas, e selecionar as que forem boas, e proscrever as más. [. ] Das que agora se contam, a maioria deve rejeitar-se. [. ] As que nos contaram Hesíodo e Homero – esses dois e os restantes poetas. Efectivamente, são esses que fizeram para os homens essas fábulas falsas que contaram e continuam a contar. Por seu turno, na Poética, Aristóteles diz o seguinte a respeito dos poetas: [. ] quando no poeta se repreende uma falta contra a verdade, há talvez que responder como Sófocles: que representava ele os homens tais como devem ser, e Eurípides, tais como são. E depois caberia ainda responder: os poetas representam a opinião comum, como nas histórias que contam acerca dos deuses: essas histórias talvez não sejam verdadeiras, nem melhores; [. ] no entanto, assim as contam os homens. (ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. São Paulo: Abril Cultural, 1973. P. 468. Os Pensadores IV. ) Com base nos textos acima e nos conhecimentos sobre o pensamento estético de Platão e de Aristóteles, assinale a alternativa correta. A) Para Platão e Aristóteles, apesar da importância de poetas como Homero, na educação tradicional grega, as fábulas que compuseram são perigosas para a formação da juventude. B) Platão critica os poetas por dizerem o falso e apresentarem deuses e heróis de maneira desonrosa, enquanto Aristóteles os elogia por falarem o verdadeiro. C) Platão e Aristóteles concordam c

Respostas

respondido por: larissamagrani
0

Platão e Aristóteles concordam com o fato de o poeta falar o falso, só que para Platão suas fábulas são indignas para a juventude, enquanto que, para Aristóteles, a poesia por ser mímesis não precisa dizer a verdade (C).

A estética na Antiguidade

Para Aristóteles, em seu livro "Poiética", a arte (poiesis) se difere da ideia de ação (práxis), pois, segundo o filósofo, poiesis corresponde à concepção estética, do sensível e da beleza.

Ela não tem compromisso com a verdade e sua função é despertar as emoções humanas através dos sentidos e da experiência sensorial.

Já para Platão, a estética deve se aproximar do Belo e da Beleza das formas do Mundo Suprassensível por intermédio do método da dialética e da contemplação.

Complementando a questão:

Com base nos textos acima e nos conhecimentos sobre o pensamento estético de Platão e de Aristóteles, assinale a alternativa correta.

A. Para Platão e Aristóteles, apesar da importância de poetas como Homero, na educação tradicional grega, as fábulas que compuseram são perigosas para a formação da juventude.

B. Platão critica os poetas por dizerem o falso e apresentarem deuses e heróis de maneira desonrosa, enquanto Aristóteles os elogia por falarem o verdadeiro.

C. Platão e Aristóteles concordam com o fato de o poeta falar o falso, só que para Platão suas fábulas são indignas para a juventude, enquanto que, para Aristóteles, a poesia por ser mímesis não precisa dizer a verdade.

D. O problema para Platão é que Homero e os outros poetas falam sobre o mundo sensível e não sobre a verdade; já Aristóteles acredita que eles devem ser repreendidos por isso.

E. Falar o falso para Platão é problemático porque o falso pode passar pelo verdadeiro; para Aristóteles, o poeta apresenta a verdadeira realidade.

Saiba mais sobre estética em: brainly.com.br/tarefa/11084537

#SPJ4

Perguntas similares