Ao final do século XX, o debate marxista foi intensificado na produção teórica do Serviço Social. Esse debate no interior do Serviço Social procura explicitar velhas e novas tensões que se colocam à superação. Com base nessas afirmações, assinale a alternativa correta.
a. A formação e atuação profissional com base na perspectiva de totalidade, orientada por uma razão ontológico-instrumental e utilitária, consolida a direção do projeto ético-político do Serviço Social.
b. O recurso à tradição marxista fornece aos assistentes sociais recursos suficientes para superar a funcionalidade e limitações do exercício profissional circunscrito a um Estado neoliberal.
c. A apropriação de fundamentos marxistas no Serviço Social possibilita análises teórico-metodológicas que rompem com o pragmatismo, a departamentalização e o utilitarismo teórico-prático.
d. O recurso à tradição marxiana e marxista possibilita a compreensão da complexidade dos fenômenos contemporâneos, contribuindo para a difusão da razão pós-moderna.
e. A interlocução do Serviço Social com a tradição marxista, desde os anos de 1980, evidencia a predominância dessa perspectiva nas análises do exercício profissional, porque ela porta a determinação econômica necessária para explicar as questões sociais.
Respostas
respondido por:
0
É evidente que as tradições marxistas propõem a ideia de que o Serviço Social oferece-se como um importante objeto de estudo, para se prezar pelo exercício profissional dedicado aos indivíduos, em contrapartida ao Estado Neoliberal (Alternativa C).
Marxismo e Serviço Social
O Serviço Social representa uma grande intervenção do Estado frente a população, no sentido de que busca-se também uma maior humanização na prática. Em virtude disso, nota-se a importância do debate marxista nesta lógica, buscando-se a qualificação da vida das pessoas, assim como o entendimento de suas demandas.
Mais sobre marxismo e serviço social: brainly.com.br/tarefa/53316167
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás