as obras das Crianças com determinado grupo social possui volume único elas podem representar esses dois presentes nos movimentos expressivos as passagens de movimento a outra as direções no espaço coreografias podem expressar o quê
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Resposta:
Olá!
A disciplina Elementos do Movimento na Dança compõe o Ciclo Introdutório
do currículo do Curso de Licenciatura em Dança na modalidade a distância na UFBA.
Com o Curso e a disciplina queremos, junto com vocês e todos envolvidos, agir em
interação, com a compreensão de que “a distância” pode ser uma maneira de proximidade.
E, de todo modo, nosso Curso Licenciatura em Dança é semipresencial. Quer dizer
que não é “a distância” em sua totalidade. Você, estudante, e nós, professores, tutores e
outros envolvidos no Curso somos, todos, pessoas inscritas nessas palavras escritas nos
fóruns, nos chats. A nossa interação já se dá ao estarmos interessados em pensar, falar
e fazer dança. O grau dessa interação depende de nós. Nossa conexão em rede busca
romper fronteiras! Fronteiras de preconceitos contra pessoas negras, com defi ciências,
gordas, preconceito de gênero, religioso e contra tanta coisa que só faz o mundo ser pior.
E é nítido que esses preconceitos chegam nas danças.
Com esta perspectiva de aproximação, propomos a você, estudante, engajar-se em uma
dança como campo do conhecimento educativo e artístico emancipatório, político,
qualquer que seja a dança que você faça.
Pelo caráter pedagógico do nosso Curso, faz-se necessário argumentar sobre
o entendimento de Educação em consonância com Paulo Freire (1967, 2003, 2011).
Argumentamos que mesmo em processos artísticos, acontecem processos pedagógicos,
independentemente de estarmos inseridos em ambiente institucionalmente educacional,
como uma universidade ou escola, por exemplo. Em consequência disso, “[...]
ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção
ou a sua construção” (FREIRE, 2003, p. 22). Frisamos também que os termos educativo,
Explicação:
pedagógico, educação, pedagogia, educacional ou algum outro relacionado à Educação
e à Pedagogia, utilizados neste livro, não se referem apenas ao ambiente escolar formal
ou não formal, mas abarca o conhecer, a Educação em termos de aprender e ensinar algo.
A disciplina traz, portanto, uma proposta bastante abrangente para o que sejam
“elementos do movimento na Dança”. Entretanto, elementos do movimento não são
um modelo, cada um deve usá-los de acordo com as especificidades locais, pessoais,
históricas, socioculturais. Mesmo assim, pensamos que é bastante possível de se verificar
que há muitos movimentos ou ações que são comuns a todos nós, sem perder de vista
que o fato de serem comuns não quer dizer que sejam iguais.
O objetivo geral desta disciplina é subsidiar o estudante a fim de que, de um lado, haja
a compreensão de que os elementos do movimento da Dança podem ser coisas, ideias,
pessoas, fenômenos do mundo (como a gravidade, o peso, o ar, o vento, o espaço);
e de outro, a compreensão de que estes elementos dependem do contexto em que estão,
e de que o contexto depende desses elementos. A dança é, pois, um conjunto de vários
elementos (como já vimos em Dança, Corpo e Contemporaneidade). Muitos, como já
dissemos, são comuns, mas não ocorrem da mesma forma.
Cada Unidade da disciplina e seus tópicos de aula apresentam conteúdos que detalham
o objetivo geral. Portanto, caro(a) estudante, seguiremos assim:
A Unidade 1 aborda:
1. A ideia de elementos, Dança e contexto;
2. A Dança como uma ação cognitiva do corpo, isto é, a Dança como um modo de
conhecer a nós mesmos, à própria dança e ao mundo em que vivemos e
3. Aspectos básicos da Arte do Movimento de Rudolf Laban.
Unidade 2 introduz conhecimentos sobre o legado de Laban e suas possibilidades para a
Dança, com as noções de:
1. Ações;
2. Fatores do Movimento;
3. Espaço e
4. Cinesfera (esfera do movimento).