Na atual era da conexão global e geral através de telefone, celular e e-mail, já não se pode mais ter uma ideia exata do que eram as ligações telefônicas 50 anos atrás. Um telefonema entre a europa e a américa significava uma espera interminável e má qualidade de transmissão, pois as ondas curtas estavam constantemente sobrecarregadas e sofriam fortes interferências atmosféricas. Uma melhoria só começou a ocorrer a partir do dia 25 de setembro de 1956, quando entrou em funcionamento o primeiro cabo metálico telefônico submarino através do atlântico, ligando a escócia e o canadá. Ele transmitia 36 telefonemas ao mesmo tempo. Através de estações retransmissoras, foram conectadas pela primeira vez as redes telefônicas do reino unido e da europa continental com as do canadá e dos estados unidos. Heinisch, c. 1956: primeiro cabo telefônico através do atlântico. Deutsche welle. Disponível em: dw. De. Acesso em: 6 jun. 2015. A utilização do cabo telefônico para comunicações a distância é possível porque ele possui a) átomos vibrando de forma livre. B) elétrons com baixo nível de energia. C) átomos com pequeno número atômico. D) elétrons livres para a condução de corrente. E) elétrons fortemente ligados aos seus átomos
Respostas
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de elétrons livres, podemos afirmar que a reposta correta está na letra D, ou seja, a utilização do cabo telefônico para comunicações à distância é possível porque ele possui elétrons livres para condução de corrente.
Sobre os elétrons livres
Elétrons consistem em partículas com cargas negativas que orbitam ao redor do átomo. No geral, ao receber energia, o elétron realiza o salto quântico para outra camada eletrônica. No entanto, há casos em que o elétron já se encontra na camada mais externa do átomo, chamada de valência, e o salto quântico externa ainda mais o átomo, fazendo com que ultrapasse a barreira potencial. Assim, os elétrons que se encontram nas últimas camadas do átomo, podem ser separados deles e, assim, são chamados elétrons livres.
Assim, para um material seja considerado um bom condutor elétrico, seus elétrons devem estar na banda de condução. Logo, os condutores de eletricidade consistem em materiais que possuem facilidade de movimento de cargas elétricas devido à presença dos elétrons livres.
Saiba mais sobre elétrons livres em: brainly.com.br/tarefa/42322086
#SPJ4