7. (UNIFENAS) O ideário político de conteúdo liberal da Inconfidência Mineira apresentava algumas contradições, dentre elas: a. A) manutenção do regime de trabalho escravo; b. B) adoção de um regime político republicano; c. C) estabelecimento de uma Universidade em Vila Rica; d. D) separação e independência dos poderes executivo, legislativo e judiciário; e. E) manutenção dos antigos privilégios concedidos às companhias de comércio
Respostas
Um contradição de bastante relevância dentro do contexto da Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira (1789-1792) era o movimento com o ideal norteador republicano, porém, sem abrir mão do regime de trabalho escravo. (Alternativa A)
A Inconfidência Mineira
A Inconfidência Mineira, também conhecida por Conjuração Mineira, foi um movimento histórico de revolta política ocorrido na capitania de Minas Gerais, entre os anos de 1789 e 1792. Esse movimento tinha características separatistas e republicanas, porém, mantinha a pauta escravista.
A insatisfação da elite mineira com os altos impostos da Coroa Portuguesa, e inspirados nas Revoluções Americana e Francesa, esta última ainda em curso.
Como resultado da Inconfidência Mineira, que significa infidelidade e deslealdade para com a Coroa, os inconfidentes foram presos e Tiradentes, apontado como líder, foi condenado à morte.
Aprenda mais sobre a Inconfidência Mineira em: https://brainly.com.br/tarefa/13120397
#SPJ4