Alguns seres vivos possuem um interessante mecanismo em seus organismos: reações químicas utilizam a energia (proveniente dos alimentos) para excitar elétrons de alguns átomos. Quando os elétrons voltam ao estado fundamental, há emissão de luz. Esse fenômeno é chamado de bioluminescência. Revista eletrônica de ciências. Disponível em: cdcc. Usp. Br. Acesso em: 25 fev. 2014. O fenômeno descrito está baseado no modelo atômico defendido por a) lavoisier. B) niels böhr. C) rutherford. D) john dalton. E) j. J. Thomson
Respostas
O fenômeno da bioluminescência é está associado ao modelo atômico de Niels Böhr, como indicado pela alternativa b).
Modelo atômico de Bohr
Esse modelo se assemelha muito ao modelo atômico de Rutherford, também apresentando um átomo em núcleo dividido (onde ficam os prótons e nêutrons) e eletrosfera (onde ficam os elétrons).
A grande "novidade" do modelo atômico atômico de Bohr em relação ao de Rutherford está no conceito de níveis de energia, que não existia no modelo anterior.
No modelo de Bohr, os elétrons não estão dispostos aleatoriamente pela eletrosfera, mas eles se organizam em níveis e subníveis de energia, cada um deles tendo uma quantidade de elétrons específica que pode armazenar. A emissão de luz está relacionada ao salto entre diferentes níveis de energia.
Aprenda mais sobre o modelo atômico de Bohr em: brainly.com.br/tarefa/17195157
#SPJ4