A exostose múltipla é uma anomalia caracterizada por lesões nos ossos e ocorre tanto em humanos quanto em cavalos. É autossômica dominante. Considere um macho afetado, filho de uma fêmea normal, que seja cruzado com uma fêmea também normal. A probabilidade desse cruzamento produzir um descendente normal é (a resolução deve apresentar o quadro de Punnet e os cálculos, ou justificativa): a) 100% b) 75% c) 50% d) 25% e) 0%
Respostas
A probabilidade de um cruzamento entre um cavalo macho afetado pela exostose múltipla, filho de uma fêmea normal, com uma fêmea também normal é de 50% para produzir um descendente normal, alternativa C está correta.
Herança autossômica dominante
Uma condição que apresenta padrão de herança autossômica dominante é aquela que se manifesta no fenótipo com apenas uma cópia do alelo que a condiciona. Assim, sabendo-se que a exostose múltipla é uma condição autossômica dominante em cavalos, se um cavalo macho é afetado, mas filho de uma fêmea normal, seu genótipo é heterozigoto.
Este cavalo macho foi cruzado com uma fêmea normal, cujo genótipo será homozigoto recessivo. Assim, representando o alelo dominante por E e o alelo recessivo por e, temos o seguinte cruzamento:
Ee × ee
E | e
e | Ee | ee
e | Ee | ee
Observe que este cruzamento resulta em 2/4 dos indivíduos com genótipo Ee, portanto afetados, e 2/4 com genótipo ee, portanto normais. Assim, pode-se concluir que 50% é a probabilidade deste cruzamento resultar em descendente normal para a exostose múltipla.
Você pode continuar estudando sobre herança autossômica dominante aqui: https://brainly.com.br/tarefa/37707496
#SPJ4